A paz de Jesus!
A liturgia de hoje, como sempre está um espetáculo! Jesus coloca um grande questionamento daqueles que não aceitavam sua forma de pregar o Santo Evangelho. Em Jo 5,1-16 ele chama aquele homem que a muitos anos estava ali deitado, entregue ao abandono sem conseguir ajuda. Jesus o vê e apenas pergunta: Queres ficar curado? A sabedoria do mestre é imensa, pois pergunta se ele aceita a cura. Ele não invade sua privacidade ou toma suas palavras e o cura. Ele o deixa livre para escolher.
É o que acontece com muitas pessoas que sofrem de algum mal. Sofrem, mas sempre há um vestígio de esperança que um dia será o "seu dia" de receber a graça da cura que virá por meio do Senhor ou um de seus anjos. Isso é fé. É esperança.
Um mal que sofremos, talvez esteja oculto, sem o sabermos. Ele vai tomando conta da alma, do coração, das decisões, das iniciativas, etc.
A reflexão da Liturgia(CNBB) do evangelho de hoje diz assim: "É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina. Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na vida divina e um relacionamento pessoal com ele, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância."
Peçamos ao Senhor a graça de podermos olhar com fé para nossas decisões e projetos. E que o Espírito Santo possa nos alegrar com a cura de nossas almas, dores, ressentimentos, falta de fé, etc. Boa tarde...
fonte d texto itálico: CNBB